Warning: Undefined array key "abimciUserID" in /srv/users/serverpilot/apps/abimci-homolog/public/wp-content/themes/abimci/single.php on line 2
Home Comunicação Deputados do Rio Grande do Sul e Paraná lançam ações políticas em defesa do setor

Warning: Undefined variable $comite_title in /srv/users/serverpilot/apps/abimci-homolog/public/wp-content/themes/abimci/single.php on line 56
Notícias
14/04/2023

Warning: Undefined variable $cptAR in /srv/users/serverpilot/apps/abimci-homolog/public/wp-content/themes/abimci/single.php on line 60

Deputados do Rio Grande do Sul e Paraná lançam ações políticas em defesa do setor

Nesta semana, o setor de base florestal fez parte da pauta da Assembleia Legislativa de dois Estados do Sul do Brasil com ampla importância na produção industrial madeireira. No Paraná, ocorreu a primeira audiência pública sobre as “Oportunidades e Desafios do Setor Florestal Paranaense”, realizada pelo Bloco Temático da Madeira da Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo do encontro foi promover o amplo debate a respeito do setor produtivo, políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

O presidente do Bloco Parlamentar da Madeira, deputado Artagão Júnior (PSD), comentou que a audiência pública foi positiva porque contou com diversos atores do setor produtivo e também com representantes do Poder Público, que tem a responsabilidade da fiscalização e da realização de políticas públicas. “O que ficou evidente aqui neste evento, ao contrário do que a sociedade imagina, é que quando a gente fala do setor florestal, da floresta plantada, nós temos um segmento, até por exigência das certificações internacionais, com um compromisso muito acima do convencional no sentido da preservação e da sustentabilidade”, explicou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, afirmou que o Governo do Paraná é solidário com aqueles que produzem e geram riqueza e empregos. “O Paraná busca criar um sistema ambiental que procure conciliar produção e preservação, uma economia que seja verde, que seja eficiente, que seja inclusiva, gerando empregos e que possa transforar o nosso estado em um modelo de produção e de geração de riqueza, ao mesmo tempo que possa atender as necessidades da população”, explicou.

A segunda ação em prol do setor foi a instalação da Frente Parlamentar Parlamentar da Silvicultura no Rio Grande do Sul. Ela funcionará como um fórum permanente para discutir temas de interesse do setor e atuar como elo entre os governos estadual e federal.

No ato, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, informou que o governador Eduardo Leite recebeu a proposta de Plano Estadual para Qualificar as Florestas Plantadas no Rio Grande do Sul, programa que, em sua visão, deverá nortear o futuro da silvicultura no Estado. O secretário anunciou também que o governo deverá encaminhar ao Poder Legislativo projeto de lei ampliando o prazo de licença de operação para a atividade de cinco para dez anos.

Para a Abimci, as iniciativas foram iniciadas em um momento estratégico para o setor de base florestal, no qual as empresas e entidades unem forças para apresentar a importância econômica, social e ambiental para a sociedade. “Iniciar este debate em nível estadual é essencial para fortalecermos nossa imagem perante a sociedade e os órgãos federais|, avaliou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.